Reconhecendo que a saúde humana, animal, alimentar e ambiental estão estreitamente interligadas, o relatório pede uma abordagem coordenada e multisetorial de “Saúde Única”.
Assim, recomenda aos países: priorizar planos de ação nacionais para ampliar os esforços de financiamento e capacitação; implementar sistemas regulatórios mais fortes e apoiar programas de conscientização para o uso responsável e prudente de antimicrobianos por profissionais em saúde humana, animal e vegetal; investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para combate à resistência antimicrobiana; e eliminar com urgência o uso de antimicrobianos significativamente importantes como promotores de crescimento na agricultura.

Leia o relatório completo em: https://www.who.int/antimicrobial-resistance/interagency-coordination-group/final-report/en/.

Para maiores informações, acesse o site: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5922:novo-relatorio-pede-acao-urgente-para-evitar-crise-de-resistencia-antimicrobiana&Itemid=812