Alunos e docente participam da 14ª Conferência Municipal de Saúde (CMS) do Recife

Mais de 400 delegados(as), entre usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços, entoaram o desejo de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) e fizeram valer seus papeis de defensores do Controle Social durante a 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife que aconteceu nos dias 28 e 29 de março no Centro de Convenções, em Olinda/PE, de acordo com as informações do Conselho Municipal de Saúde, disponíveis em: http://cmsaude-recife.blogspot.com/

Ao longo dos dias 28 e 29 de março, delegados(as) e observadores da 14ª Conferência Municipal de Saúde do Recife/Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde  puderam elencar propostas que servirão de subsídio aos delegados(as) que avançaram para a etapa macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde (CES) de Pernambuco. Divididos em oito grupos, os participantes tinham a missão de discutir e priorizar suas propostas que contemplassem os âmbitos Regional, Estadual e Nacional. Cada grupo de discussão abordou um eixo temático da conferência. Fortalecimento da Atenção Primária; Média e Alta Complexidade; Investimentos em Saúde; Vigilância em Saúde; Controle Social; Assistência Farmacêutica; Financiamento do SUS; e Gestão Estratégica e Participativa na Saúde.

Uma novidade no funcionamento dos grupos de trabalho foi a inserção das mesas temáticas que abordaram o tema proposto em cada grupo. “A proposta foi trazer pessoas que ajudassem os delegados na identificação do tema escolhido por eles. A mesa seria responsável por trazer o assunto de forma mais explicada, onde os delegados pudessem fazer propostas que fossem compreendidas por todos”, disse a conselheira membro da Comissão Organizadora, Edineide Ferreira.

Cada mesa temática contou com a participação de convidados que possuem uma expertise em cada eixo, e entre eles docente e alunos do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Única, participaram do evento, o docente colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Única, George Dimech, como expositor do grupo 4 (Desenvolvimento das ações estratégicas de Vigilância em Saúde), o discente Jurandir Alves de Almeida Junior como delegado-gestor, também no mesmo grupo e a discente Mônica Sousa de Menezes.